quinta-feira, 11 de maio de 2017

Circuito de Controle de Motor DC PWM usando 555

Esse circuito é um simples controlador de motor DC usando um circuito integrado  NE555.

Esse controle de velocidade de motor DC utiliza um temporizador 555 que  controlar a aceleração do motor e uma chave  muda seu sentido de rotação.

Um circuito eletrônico PWM com base no temporizador NE555 é o coração deste projeto de fácil construção e baixo custo.

O 555 é ligado como um multivibrador astável, cujo ciclo de trabalho pode ser ajustado através da variação de R1 que é um potenciômetro ou trimpot.

A saída de IC1 (555) é acoplado à base do transistor Q1 (BD139) , que aciona o motor de acordo com o sinal de PWM disponível na sua base.

Controle de Motor DC com PWM

A mudança de direção do motor DC é feita usando a chave S1 DPDT que na aplicação apenas alterna a polaridade aplicada ao motor e com isso fazendo a inversão de sentido da rotação. Esse método de inversão de rotação pode não funcionar em alguns motores.

A alimentação é feita em 12 volts DC, Vm é a fonte de alimentação separada para o motor e seu valor depende da tensão nominal do motor.

O VCEO máximo  do BD139 é de 80 volts e assim Vm não deve ser superior a 80 volts.

Já o coletor do BD139 pode trabalhar com correntes de até 1,5 amperes, com isso você não deve usar um motor que consuma mais de 1,5 amperes de corrente.

Para valores superiores de tensão e corrente você deve usar outro transistor, mas todo cuidado deve ser tomado, pois um transistor em curto pode causar danos em todo o circuito.

Um dissipador de calor é necessário para o BD139, quanto mais corrente no motor, mais dissipação ele necessita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.