segunda-feira, 8 de maio de 2017

Circuito de Controle Velocidade de Motor CC usando 741

Há várias maneiras de controlar a velocidade de motores AC e DC ( CC/CA ), algumas por pulso, PWM e outras usando controle de tensão ou corrente.

Podemos fazer circuitos controladores com transistores, circuitos integrados CMOS ou TTL, LM555, etc.

O uso do controle de velocidade de um motor DC c é muito amplo, seja na robótica ou mesmo na eletrônica simples.

Com o controle de velocidade de um motor é possível como exemplo controlar a velocidade de uma ventoinha, motor de uma pequena esteira, velocidade de um robô ou o motor de ferromodelo, entre outros.

Este circuito é um exemplo, e mostra que podemos usar os circuitos integrados amplificadores operacionais como um ótimo controlador de velocidade de motores DC.

No circuito abaixo é usado um circuito integrado 741, um amplificador operacional muito conhecido, barato, e fácil de ser encontrado no mercado e em sucatas.

Este circuito de controle de velocidade deve servir de base para seus projetos, ele é simples e pode ser adequado de acordo com suas necessidades.

O único fator negativo é que o circuito integrado 741 deve ser alimentado com uma tensão simétrica.

Lista:

R1, R2 - Resistor 1KΩ x 1/8 Watt

VR1 – Potenciômetro 25KΩ

IC1 – Circuito integrado LM741 ou equivalente

Q1 –  Transistor TIP3055 ou equivalente

Q2 –  Transistor MJE34 ou equivalente

MOT – Motor CC com corrente compatível com os Transistores (ver texto abaixo)

O resistor variável VR1 pode ser um potenciômetro ou trimpot, dependendo se você quer um ajuste fixo ou variável, ele que controla a velocidade do motor.

O transistor Q1 é um TIP3055, Q2 é um MJE34 e equivalentes podem ser usados sem problemas, já que eles não são componentes críticos.

Este controle de velocidade de motor é capaz de controlar motores de até 5 amperes com uma tensão máxima de 40 Volts CC.

Caso precise de maior tensão ou corrente altere os transistores Q1 e Q2.